Às vezes parece que existem tantas dietas da moda indo e vindo que você não consegue nem mesmo acompanhar o que todas elas chamam, e muito menos como elas funcionam. Mas a dieta cetogênica é um daqueles regimes que tem poder de permanência. Na verdade, ele existe há décadas – foi originalmente desenvolvido para tratar a epilepsia antes que os medicamentos anticonvulsivos se tornassem amplamente disponíveis – e recentemente experimentou um ressurgimento em outras populações, como pessoas que tentam perder peso.

A dieta cetogênica soa como o tipo de coisa que você sonha, especialmente se você gosta de queijo tanto que você possui um pote de fondue : é uma dieta rica em gordura, baixa em carboidratos . Isso parece contra-intuitivo, mas não é. Basicamente, limitar a ingestão de grãos, frutas e verduras minimiza os carboidratos e a glicose em seu corpo. Então, ao invés de usá-los como combustível, seu corpo é forçado a se transformar em ácidos graxos e proteínas. Este processo imita os efeitos do jejum a longo prazo. Algumas pesquisas mostram que a dieta pode ser útil para perda de peso, o que os pesquisadores acham que é devido a vários fatores. No entanto, mais estudos são necessários para investigar mais detalhadamente a eficácia absoluta e a segurança dessa dieta. Há também algumas pesquisas emergentes que sugerem que a dieta pode ajudar com outras condições, como acne, síndrome dos ovários policísticos e doenças neurológicas, mas mais estudos precisam ser feitos.

Você deve pedir queijo extra em tudo e desistir de todas as saladas ? Não. A dieta ceto é calculada usando proporções de ingestão de gordura para ingestão de gordura (também conhecida como proteína e carboidratos), geralmente 4 para 1 ou 3 para 1. Em uma proporção de 4 para 1, uma pessoa comeria quatro vezes mais gordura do que carboidratos e proteínas combinadas. Os alimentos são cuidadosamente pesados e as calorias são monitoradas; isso não é uma dieta para ser tomada casualmente.

Na verdade, é importante notar que o ceto não é uma dieta que você deve começar a calcular sozinho. Antes mesmo de ir, converse com seu médico sobre se essa dieta funcionará para você. Além disso, qualquer pessoa que faça a dieta cetona deve trabalhar com um médico e um nutricionista regularmente para determinar suas proporções corretas, níveis de calorias e planos de refeições, pois estes variam entre os indivíduos. A dieta também vem com possíveis efeitos colaterais, incluindo constipação, pedras nos rins, problemas de saúde óssea e déficit de crescimento. Você também pode precisar tomar suplementos para garantir níveis adequados de vitaminas e minerais. A dieta keto tem o potencial de mudar sua vida – mas você não pode fazer isso sozinho.